Sistema

18:28


A regra é clara : ou você paga, ou você morre.
Não, não é um filme de máfia ou violência, é apenas o sistema em que vivemos. Com apenas uma regra, escraviza famílias inteiras, destrói vidas, constrói preconceitos e mostra o pior das pessoas. Elas matam, roubam e perdem sua dignidade por uma pilha de papel. A pilha de papel que controla sua vida. Você paga. Você usa. Você compra. Você é um escravo do sistema como todos nós.
Você paga pela água que bebe, que usa pra limpar e para regar suas plantas. Paga também pela comida que come e alimenta sua família. Você paga pela sua vida. Até o ar poluído que respira. Quem disse que dinheiro não compra felicidade vivia no século retrasado, porque nesse até o amor pode ser comprado. Pague pela beleza, pela falsa autoestima dada por cirurgias, maquiagens e roupas caras. Tudo para fingir ser suficiente.
Você fala sobre o ônibus cheio, sobre a nova série do netflix, sobre seu ótimo fim de semana no shopping. Eles te contam sobre a casa de praia, o novo computador e a cerveja de sexta-feira. O assunto é material, a interação foi comprada antes mesmo de começar. Chega em casa ( aquela que você paga para morar ) e deita no sofá que comprou, abre a geladeira e gasta mais dinheiro com luz, bebe uma água e come as sobras daquelas compras de mês que custaram uma fortuna. O dinheiro compra tudo o que nos conforta.
A maçã é mais cara e o jacaré também. Um simples símbolo define seu status, sua posição, se você é melhor que alguém e ainda define quem. Sua Prada não é nada, mas te dá satisfação pensar no cartão passando pela máquina da loja, dando tudo o que você recebeu. No dia seguinte, você ganha elogios, ou melhor, compra, pois nenhum deles foi de graça. Também compra toda inveja e más vibrações de quem não conseguiu gastar mais que você. Tudo porque o sistema disciplinou para isso.
O sistema te mata. No sentido real e poético. O cigarro que você fuma, o fast food que você come ou até a academia que você frequenta. Também te mata saber que alguém ganha dinheiro para mostrar a bunda na internet, ofender opiniões alheias ou te influenciar para que pague mais ainda. Você paga pela vida e pela morte. Paga para se sentir mal, paga para se sentir bem. Compra amor, compra dor, compra seja lá o que for para mascarar a pressão que não aguenta mais. E quando ela te desmorona, paga para um psicólogo descobrir como você apodreceu sua alma dessa forma.
O sistema determina quem é bom e quem é melhor. Você ganha por trabalhar e paga para viver. Vende sua vida e perde sua noção. Ele te seduz, te convence que o mais caro é melhor, que aquele apartamento de milhares de reais é mais bonito, que o computador de centenas de dólares é mais útil, que o perfume de vários euros é mais cheiroso. O sistema é aquele que nos transforma em máquinas inúteis e egoístas. 
Não que eu possa falar alguma coisa, sou apenas mais uma escrava do sistema. 

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Like me

Subscribe