Quando a vida imita a arte ( o expurgo em Espírito Santo )

14:21


Prisioneira dentro de sua própria casa. Impossibilitada de sair, não importa a necessidade. No ar só se sente o medo. O barulho dos tiros, dos gritos e das motos em alta velocidade. Apesar do terror nos sons, o silêncio amedronta mais. Ficar sozinha com os pensamentos, pensando em possibilidades. E se precisar sair? Não pode. E se a casa deixar de ser um lugar seguro? Não há nada para fazer. Alguns falam que é coisa de filme, mas é a realidade de outros.
Falam que a vida imita a arte. Ninguém imaginava que isso podia acontecer, uma realidade dada por algo que acreditavam ser um futuro tão distante, quase impossível. Para o Espírito Santo, é como se o mundo estivesse acabando. O mundo deles está realmente acabando. A violência tomou conta. Roubos, assassinatos, tudo do dia para noite. É um longa-metragem de terror, mas sem monstro. A situação atual não é causada por uma criatura mitológica, são seres humanos. Pessoas como eu e você.
Uma noite de crime é um filme que mostra os acontecimentos em uma noite que todo e qualquer crime é liberado. É um caos. O choque é ver como a noite traz o pior das pessoas : alguns procuram por vingança, outros saqueiam lojas e casas, matam por pura inveja/luxúria/qualquer pecado imaginável. Pessoas que vivem na casa ao lado. Imagine passar a noite sabendo que seu vizinho é um assassino e não poder fazer nada até porque estão todos em busca da própria proteção e isso não é discutível. 
O "expurgo" de Espírito Santo me fez pensar no pior das pessoas e como liberá-lo. Parei pra imaginar a violência, tentar me colocar na situação. Não consegui. Parece uma realidade tão distante, sabe? Sou carioca e o Rio de Janeiro é conhecido por ser um dos estados mais violentos, sem dúvidas. Porém, nada se compara. Não consigo imaginar o medo, a sensação de prisão. Foi quando decidi escrever e tentar passar um mínimo de apoio pela tela do computador. 
Então, aos que não estão no meio dessa tragédia : parem e pensem na situação, no que vocês fariam, como agiriam, se coloquem no lugar das vítimas, reflitam sobre o pior de vocês e do que ele é capaz, lembrem-se que estamos todos no mesmo país e a crise é geral. A dor do outro é a nossa dor. As pessoas estão matando por puro prazer e isso não é um filme, não são poucos casos e nem é longe daqui. Isso é real. 
Leitores de Espírito Santo, ofereço meu apoio à vocês. Sinto-me de mãos atadas em meio a situação, me pergunto se o mundo ficou louco, se o ódio é maior que o amor. Sei também que não posso ajudar sentada na frente do computador, com meros abraços virtuais, mas posso prometer que estarei aqui para qualquer desabafo ou ajuda necessária, é só falar comigo em minhas redes sociais. Isso vai acabar. Tudo vai ficar bem, posso prometer isso. 

" O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos. " ( Sirius Black, Harry Potter e a Ordem da Fênix )

"Pessoas matando, pessoas morrendo
Crianças feridas e você as escuta chorando
Você consegue praticar o que prega?
E virar a outra face?
[...]
Porque as pessoas me fazem, me fazem questionar
Onde está o amor? " 
( Where is the Love, Black Eyed Peas ) 

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Like me

Subscribe